top of page

De onde veio o nosso cafezinho?


Todos os dias encontramos o nosso querido café, nas manhãs, logo depois do almoço ou final de tarde.

Encontramos o nosso querido cafezinho!

Sabemos que iremos encontrá-lo diariamente, mas sabemos de onde, como e quando surgiu nossa querida e companheira bebida? Você saberia me responder?

O café é uma bebida muito antiga, sendo que no começo, por volta de dois mil anos atrás, ele servia somente de alimento estimulante para os rebanhos.

Dentre tantas lendas que cercam esta bebida tão popular, a mais mundialmente divulgada é a de que o café foi descoberto na Absínia, na Etiópia, por um pastor de cabras chamado Kaldi que notou que seus animais ficavam mais alegres e saltitantes quando saboreavam as pequenas frutinhas avermelhadas. Esse fato tornou-se conhecido por um monge da região que resolveu levar as frutinhas, experimentando-as em forma de infusão. O monge percebeu que ao tomar a tal bebida sua disposição para suas orações e estudos diários era muito maior.

A fama da bebida ganhou outros monastérios, outras pessoas... A procura pela bebida só aumentava. Segundo alguns, o cultivo do café foi realizado pela primeira vez em monastérios no Yemen, contudo, eles consumiam os grãos in natura. Foram os persas, por volta do século XVI que tiveram pela primeira vez a brilhante ideia de torrar os grãos e extrair a bebida, tal qual conhecemos e bebemos hoje.

Com o tempo os árabes dominaram a arte do produzir, preparar e consumir o café; o cultivo da já famosa bebida se tornou um segredo guardado debaixo de sete chaves, muito cobiçado pelos europeus que logo conheceram mais essa riqueza da rota comercial do Oriente.

Foram os holandeses os primeiros a conseguirem cultivar o café em terras europeias. Assim, do jardim botânico de Amsterdã o café rapidamente ganhou espaço no restante do continente europeu, destacando-se na França; com a descoberta e colonização de novos continentes o café foi conquistando cada vez mais espaço.

Através das Guianas o café se tornou conhecido no norte do nosso Brasil... Ao longo do tempo, todo o país adotava essa bebida de cor apaixonante e cheiro característico como nossa bebida “obrigatoriamente diária”, como também uma desculpa para uma pausa para respirarmos e batermos um papinho...

Quem diria que para chegar a nossa xícara o nosso cafezinho teria percorrido todo esse caminho na história, não é mesmo?!

Pois bem, saber um pouquinho da história do que consumimos pode deixar tudo mais saboroso e interessante, principalmente quando estamos falando desta tradicional bebida abrasileirada... Aliás, você sabe a origem do nome desse nosso companheiro diário? Não? Então prepara mais um café, arrasta uma cadeira que vou te contar...





Fontes:

http://www.abic.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=38

http://www.infoescola.com/curiosidades/historia-do-cafe/

http://www.cambraiacafes.com/a-origem-do-cafe/


bottom of page